quinta-feira, 15 de março de 2007

Um mundo muito chato...

É impressionante como o mundo está ficando um porre. Depois do politicamente incorreto, que reina e diz que piadas como essa (salve no seu computador e acione durante um vôo para os EUA, se tiver coragem...) são erradas, de mal gosto, agora vivemos a maldição dos direitos de imagem.
Quer tirar uma foto de algum prédio bacana? Cuidado, pode ser proibido! Quer registrar com sua camerazinha de bolso a Mona Lisa? Não pode! "Nem com o celular, onde já se viu?! O museu do Louvre se reserva o direito de proibir!" Quer levar para casa uma foto da sala de concertos do Palau de la Música Catalana? Compra um postal, seu chato! Isso se você conseguir encontrar algum...
Não sei se foi a internet ou a estupidez alheia, mas o fato é que está cada vez mais difícil registrar locais bacanas em viagens pelo exterior. Imagino eu que todo mundo está com medo de vazarem no YouTube vídeos de turistas sobre locais de interesse público. É um puta contrasenso, se alguém quer a minha opinião. Nego cobra uma grana pela visita e aí proíbe que as pessoas levem lembranças para casa – claro, quase sempre tem um lojinha vendendo postais, livros, bichinhos de pelúcia e tudo o mais que você conseguir imaginar. É a americanização da civilização européia!
Eu sou a favor a colocar uma porrada de guardinhas em frente ao Cristo Redentor proibindo que os gringos tirem fotos – seja do Cristo ou da baía de Guanabara. O mesmo vale para o Pelourinho, Porto de Galinhas, Foz de Iguaçu e até pra avenida Paulista. Quer foto? Vai comprar! Além de arrumar uma grana para as cidades, ainda ajudava a resolver o problema do desemprego...

5 comentários:

Thiane disse...

Essas proibições não têm a ver com o uso excessivo do flash e que, em muitos casos, como a Mona Lisa, detona o monumento, a pintura, as pastilhas de mosaico, etc.? No Egito as pessoas não deveriam por a mão nem fotografar nada. Elas abusam e as figuras ficam gastas. Vários templos perderam o colorido por conta disso. Mas, sim, dá muita vontade de tirar foto de que a gente vê em viagem. Pelo menos o Big Ben ainda dá pra fotografar. Beijos

Ale Scaglia disse...

Então, Thi, eu acho que a questão não é o flash, não. Pelo menos no Palau o povo foi bem claro: fotos são proibidas porque o prédio é particular e os donos não abrem mão do direito de imagem. E eu ainda acho uma boa proibir gringo de fotografar o Cristo Redentor... ;-)

Livia disse...

Gatinho, deixa de ser mal humorado... é muito mais gostoso rever pessoalmente do que em fotos mesmo...
Beijos

Ale Scaglia disse...

Concordo com vc, Li, que é bem mais divertido rever ao vivo os locais. Mas não é uma coisa besta proibir o turista de tirar fotos ou filmar os locais visitados???

Du disse...

Em Barça, tive o mesmo problema. Não podia tirar foto da fachada do museu Miró, que é muito estiloso. Tá certo que vc tinha que pisar na grama pra fazer uma legal, mas eles tinham coragem de proibir vc tirar foto a partir da rua. Eu não obedeci, tirei e quando fui revelar, ela não apareceu. Eles roubaram de dentro da minha câmera!?!?